segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Técnicas e Práticas - Microtomia

O micrótomo é um aparelho destinado à seccionar os blocos de parafina ou historesina em fatias extremamente delgadas, variando, normalmente, de 1 a 10 um.
Independente do modelo, os micrótomos possuem duas partes principais: um porta-objeto, que suporta o bloco de historesina durante o processo, e um porta-navalha, que prende a navalha utilizada para efetuar as secções. Os cortes ocorrem com o deslocamento sucessivo do bloco de historesina de cima pra baixo, manipulando o disco num movimento rotacional sempre contra a navalha(1).


Fig.1 - Representação esquemática do micrótomo.
Fonte: Site "Vidraria de Laboratório"(2)
Fig.2 - Micrótomo disponível no laboratório de histologia do IFRS - Campus PoA
Fonte: Arquivo pessoal.






As secções obtidas no micrótomo são distendidas num recipiente com água morna a quente, ou banho histológico, e com o auxílio de um pincel são colocados sobre uma lâmina histológica limpa previamente albuminizada(1).

Fig.3 - Procedimento para realização da microtomia. Ao lado esquerdo o recipiente para o banho histológico.
Fonte: Blog "O Fenomenal Mundo Vegetal" - Nanda Couto(3).
Após os cortes estarem devidamente dispostos sobre as lâminas, as mesmas são levadas para uma placa de aquecimento, onde vai acelerar o processo de secagem das lâminas, estando prontas para a coloração.

Fig.4 - Lâminas prontas sobre a placa de aquecimento.
Fonte: Arquivo pessoal.
Referências:
1. BRUNO, Alessandra Nejar et al. Biotecnologia I (IFRS) - Princípios e Métodos. Morfologia Animal: aspectos teóricos e práticos - cáp. 7, pág 177 - 178; 2014.
2. Site "Vidraria de Laboratório". Disponível em: http://www.vidrariadelaboratorio.com.br/microtomo/microtomo-manual-rotativo-01/
3. Blog "O Fenomenal Mundo Vegetal", por Nanda Couto. Disponível em: https://histotecnica-vegetal.webnode.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário